Laboratório de Testes e Certificação de Produtos

 

Por Eng. Claudio de Almeida

O propósito do Laboratório de Testes e Certificação do Instituto CFTV é testar e certificar produtos da área de CFTV, tais como: câmeras, DVRs, NVRs, fontes, cabos, conectores, etc.

 

Os produtos serão submetidos à testes minuciosos em sofisticados equipamentos de medição para comprovar (ou contestar) as características anunciadas pelo fabricante, principalmente aquelas mais relevantes para a área de CFTV.

 

Se você é um pequeno importador e deseja saber se a amostra que importou realmente atende as especificações alegadas pelo fabricante, entre em contato pelo formulário em CONTATO.

 

Todas as negociações serão mantidas em completo sigilo até que os testes sejam finalizados e o relatório apresentado ao solicitante, quando este decidirá se os resultados dos testes serão publicados ou não no site do Instituto CFTV.

Relatório com o resultado dos testes

Será gerado um relatório detalhado descrevendo os testes e seus resultados.

Laudo de Certificação

Após a finalização dos testes será emitido um laudo de certificação do produto informando os resultados obtidos.

 

Esse laudo terá a minha assinatura, em nome do Instituto CFTV.

 

O que é certificação

 

Certificação, em um sentido amplo, é um processo no qual uma entidade independente (3ª parte) avalia se determinado produto atende às especificações do fabricante e se será adequado ao uso a que se destina.

 

A princípio, o Instituto CFTV, em seus testes, não rejeita nem reprova nenhum produto. Apenas o certifica para um determinado uso com certas limitações, se for o caso.

 

Por exemplo, para cada cabo testado, é criada uma tabela de alcance, certificando até que distância aquele cabo poderá ser utilizado – sem comprometer a qualidade do sinal de vídeo nas resoluções testadas – para as 3 tecnologias de vídeo HD analógico.

Transparência

Por uma questão de manter a credibilidade do Instituto CFTV como um órgão certificador, qualquer produto que for enviado para análise será testado de forma imparcial, não importando se a empresa que o enviou é parceira do Instituto CFTV em outras atividades, nem se é anunciante do site. Os resultados informados no relatório e no laudo sempre refletirão os testes feitos.

 

Por esses motivos, tanto o relatório como o laudo de certificação serão entregues apenas ao solicitante dos serviços.

Publicação dos resultados no site do Instituto CFTV

Porém, se assim o desejar, o solicitante poderá permitir a publicação no site de um relatório resumido e do laudo de certificação, sempre fiéis aos resultados obtidos nos testes.

 

Para solicitar o teste de algum produto, preencha o formulário em CONTATO.

 

O teste de cabos e fontes

 

Certamente não tenho equipamentos de testes tão sofisticados como os que alguns fabricantes de cabos e fontes provavelmente possuem em seus  laboratórios.

 

Mas, mesmo assim, muitos fabricantes me contratam para testar seus cabos ou fontes e publicar os resultados no meu site. Por que?

 

Porque, apesar de provavelmente eles entenderem muito mais de cabos e fontes (de forma geral) do que eu, não sabem, por exemplo, como e o que testar em um cabo específico para aplicações de CFTV, no que me especializei nesses mais de 20 anos trabalhando com CFTV.

 

Por esse motivo, meu foco principal, no caso dos cabos como exemplo, é testar o alcance do sinal de vídeo/controle e da alimentação para  cada modelo testado.

 

Os testes que eu faço não devem substituir e sim complementar os testes feitos pelo fabricante dos cabos. Por isso a escolha  de um cabo para uma certa aplicação deve considerar também outras características que não testo, como por exemplo, a resistência da capa do cabo, se é UV, antichamas, para uso externo, se permite que o cabo seja suspenso em postes, etc.

 

Essas informações devem ser buscadas no catálogo do fabricante.

 

Outro motivo dos fabricantes enviarem seus produtos para testes é a credibilidade que o Instituto CFTV tem no mercado de segurança..

 

Prova disso é que muitos preferem publicar em seus folhetos os resultados dos testes do Instituto CFTV, pois são testes feitos por um terceiro, uma entidade independente. Não são dados informados pelo fabricante.

 

Muitos fabricantes reconhecem  que minha credibilidade no mercado e a divulgação dos testes de seus cabos ou fontes no meu site e nos outros meios de divulgação que disponho para meus clientes são muito importantes para a promoção do seu produto.

 

E os instaladores estão sempre me pedindo que teste determinadas marcas e modelos de cabos e fontes pois, apesar de terem ficado impressionados com o produto, preferem esperar os resultados dos testes antes de adquiri-lo.

 

Por isso meu objetivo é testar e publicar os resultados, senão de todos, mas da maioria dos cabos e fontes disponíveis no mercado de segurança, para montar uma referência , uma fonte imparcial de dados, para os instaladores consultarem.

 

Produtos já testados e certificados

Produtos já testados que tiveram a publicação dos resultados dos testes e do laudo de certificação autorizada pelo solicitante :

Descrição do teste: Teste da performance de 3 tipos de cabos coaxiais e um UTP para o transporte de sinais de vídeo HD nas tecnologias HD-CVI, HD-TVI e AHD (Padrão HDcctv 3.0) para resoluções de até 4 Megapixels

 

Veja os resultados do teste

Descrição do teste: Teste da performance de 3 tipos de cabos coaxiais para o transporte de sinais de vídeo HD nas tecnologias HD-CVI, HD-TVI e AHD (Padrão HDcctv 3.0) para resoluções de até 4k (8 Megapixels) e alimentação PoC

 

Veja os resultados do teste

Descrição do teste: Teste da performance do cabo UTP BetaNet com baluns para o transporte de sinais de vídeo HD das tecnologias HD-CVI, HD-TVI e AHD (Padrão HDcctv 3.0)

 

Veja os resultados do teste

Descrição do teste: Teste da performance do cabo UTP Prysmian para o transporte de sinais de vídeo HD das tecnologias HD-CVI, HD-TVI e AHD (Padrão HDcctv 3.0)

 

Veja os resultados do teste

Descrição do teste: Teste da performance desses 3 tipos de cabos para o transporte de sinais de vídeo HD das tecnologias HD-CVI, HD-TVI e AHD (Padrão HDcctv 3.0) para as resoluções de até 5 Megapixels e alimentação PoC

Veja os resultados do teste

Descrição do teste: Teste da performance do cabo para o transporte de sinais de vídeo HD nas tecnologias HD-CVI, HD-TVI e AHD

 

Veja os resultados do teste

Descrição do teste: Teste da performance desses 3 tipos de cabos para o transporte de sinais de vídeo HD nas tecnologias HD-CVI, HD-TVI e AHD (Padrão HDcctv 2.0).

 

Veja os resultados do teste

Descrição do teste: Teste da performance desses 3 tipos de cabos para o transporte de sinais de vídeo analógicos.

 

Veja os resultados do teste

Mar/2015

Abr/2019

Quer saber quando novos artigos serão publicados?

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!

comments powered by Disqus

Copyright ©2014 Instituto CFTV - Todos os direitos reservados

Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total ou parcial deste site por qualquer meio e para qualquer fim, sem autorização prévia do autor.