Networking

 

Como classificar corretamente os cartões de visita que você recebe

 

Por Eng. Claudio de Almeida

 

Networking é uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém.

 

É importante salientar que networking não é apenas conseguir novos contatos, mas também é saber manter os contatos que já fez no passado. E essa é uma das coisas mais importantes do seu negócio.

 

Você visita feiras, clientes, fornecedores. Participa de várias reuniões e faz vários contatos, coletando muitos cartões de visita.

 

Voltando à sua empresa, você os joga dentro de uma caixa, junto com outros cartões ou, se você for mais organizado, coloca-os em um porta cartões de visita, organizados pelo nome da empresa ou do contato.

 

Algum tempo depois, você precisa se lembrar de um determinado contato que fez sobre um certo produto, vai procurar esse contato no seu porta cartões e tudo que você vê são cartões com nomes de empresas e pessoas, mas não se lembra quando as encontrou, onde e qual foi o assunto. Ou seja, a maioria desse cartões que você coletou perdeu sua utilidade.

 

Para evitar isso, sempre que receber um cartão, ao voltar para a empresa, escreva no verso do cartão:

 

Motivo/local: Onde foi o encontro e o porquê do encontro

 

Exemplos: Contato na Exposec sobre câmera térmica, reunião na empresa X sobre implantação de sistemas de CFTV, etc.

 

Data: Pode ser apenas mês e ano

 

Exemplo: 5/18

 

Empresa onde trabalhava no momento do contato: Essa informação também é muito importante, porque você pode ter mudado de empresa e não se lembrar em que empresa trabalhava quando encontrou aquela pessoa.

 

E outras informações que achar importante para restabelecer um rapport com esse contato.

 

Exemplo: Gosta de pescar, tem 2 filhos, o maior participa de campeonatos de xadrez, etc.

 

Se você tiver essas informações, sua ligação ou e-mail para esse contato poderá ser assim:

 

- Olá, fulano, tudo bem? Tem pescado muito? E o seu filho, tem disputado muitos torneios de xadrez?

 

Estou entrando em contato para avisá-lo que não estou mais na empresa _____, agora estou na ____ e gostaria de oferecer nossos serviços. Podemos marcar uma reunião?

 

Você já ganhou o respeito do cliente por "lembrar" de detalhes pessoais da vida dele. Meio caminho andado para fechar um negócio.

 

Se você não tivesse anotado essas informações, provavelmente ficaria olhando para o cartão de visita dele, tentando lembrar onde e quando pegou esse cartão.

 

E nem teria coragem de ligar para esse cliente.

 

Veja outras dicas aqui

 

Set/2018

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