Megapixel ou Speed Dome?

 

Por Eng. Claudio de Almeida

 

Suponha que você instalou uma câmera speed dome analógica, com 35 X de zoom ótico, visualizando toda a área de um estacionamento quando ela está na sua abertura máxima (3,6mm – 68°). Se quiser ver algum detalhe, basta posicionar a câmera e aproximar o zoom, levando a abertura da lente de 3,6 mm para até 126 mm.

 

Na mesma situação, se você instalasse uma câmera megapixel, com uma lente abrangendo o mesmo ângulo de 68°, também veria toda a área do estacionamento e, se quisesse ver algum detalhe, bastaria dar um zoom digital na imagem, visualizando o detalhe sem perder a gravação da área total.

 

Este é um dos argumentos de vendas mais utilizados para convencer o cliente a comprar uma câmera megapixel ao invés de uma speed dome, já que esta última, quando aproxima o zoom para pegar algum detalhe, deixa de exibir (e gravar) o resto da cena.

 

Porém, a câmera speed dome exibe e grava sempre na resolução D1 (720 x 480), não importando a abertura da lente – do nível de zoom ótico.

 

No exemplo ao lado, a área visualizada com o zoom ótico no máximo é 35 vezes menor, mas a resolução é mantida.

 

Quantos megapixels seriam necessários, na câmera de lente fixa, para que se tenha o mesmo enquadramento e a mesma resolução que a câmera speed dome apresenta no zoom ótico máximo?

 

Essa câmera teria de apresentar uma imagem com 720 x 480 pixels de resolução a um zoom digital de 35 vezes.

 

Multiplicando-se a resolução vertical e horizontal da menor área a ser visualizada (720 x 480) pelo nível de zoom digital necessário (35 X), temos:

 

Resolução horizontal: 720 x 35 = 25200 pixels

 

Resolução vertical: 480 x 35 = 16800 pixels

 

Resolução total da câmera: 25200 x 16800 = 423, 36 Megapixels!

 

Sendo assim, seria necessário uma câmera de 423 Megapixels para ter-se a mesma resolução de uma câmera speed dome em seu zoom ótico de 35 vezes. O que ainda é impraticável.

 

A título de comparação, a câmera de 29 Megapixels comentada no artigo “Câmera IP 29 Megapixels com 0,1 Lux de iluminação mínima?”, que tem uma resolução de 6576 x 4384 pixels, consegue ir à até apenas 9X de zoom digital quando exibe uma imagem com 720 x 480 pixels de resolução. Acima desse nível de zoom, sua resolução já seria pior do que a de uma câmera analógica.

 

Além disso, outra vantagem da câmera speed dome é que ela consegue cobrir 360° à sua volta, enquanto que a câmera megapixel, apesar de sempre capturar toda a cena, ficaria limitada ao angulo de abertura da lente escolhida.

Conclusão

Pesando-se as vantagens e as desvantagens de cada solução, o melhor seria utilizar-se uma ou mais câmeras megapixel fixas nas áreas a serem observadas – com resolução suficiente para se perceber qualquer movimentação suspeita – em conjunto com uma câmera speed dome analógica, que seria utilizada para se obter maiores detalhes da cena.

 

Obs.: Repare que a comparação foi feita com uma câmera speed dome analógica. Se fosse utilizada uma speed dome megapixel, a situação ficaria ainda pior para a câmera megapixel fixa. Por exemplo, uma speed dome de 2 megapixels de resolução e zoom ótico de 20 X, proporciona um zoom total de 120 X na resolução D1...

 

Ago/2014

Quer saber quando novos artigos serão publicados?

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!

comments powered by Disqus

Copyright ©2014 Instituto CFTV - Todos os direitos reservados

Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total ou parcial deste site por qualquer meio e para qualquer fim, sem autorização prévia do autor.