Você já ouviu falar em Wi-Vi?

 

Por Eng. Claudio de Almeida

 

Fonte: UCSB

 

Wi-Vi é uma tecnologia utilizada por robôs criados pela Universidade da California, em Santa Bárbara, para ver através de de paredes utilizando apenas sinais Wi-Fi.

 

Os robôs trabalham em pares, percorrendo o perímetro de um objeto ou estrutura, se alternando entre transmitir e receber sinais Wi-Fi através do objeto que está sendo escaneado.

 

Pela diferença entre os sinais transmitidos e recebidos, eles conseguem detectar a presença de objetos escondidos, conseguindo definir seu contorno e se são feitos de metal, madeira ou carne.

 

Não é a primeira vez que se consegue enxergar através de concreto com sinais Wi-Fi. O MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) já havia conseguido, com um sistema de antenas Wi-Fi fixas, detectar movimentação atrás de paredes, mas a resolução era muito baixa para detectar e identificar objetos estáticos.

 

Mesmo com esse novo sistema, as imagens obtidas ainda não apresentam uma boa resolução, mas estão evoluindo para isso.

 

Os focos principais para aplicação desta tecnologia são: a área de segurança, pesquisas arqueológicas e busca e resgate em situações de emergência (desabamentos, inundações, etc.).

Mar/2015

Quer saber quando novos artigos serão publicados?

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!

comments powered by Disqus

Copyright ©2014 Instituto CFTV - Todos os direitos reservados

Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total ou parcial deste site por qualquer meio e para qualquer fim, sem autorização prévia do autor.