Uma arma contra funkeiros barulhentos

 

Por Eng. Claudio de Almeida

 

Hornet Advanced Noise Control System. Esse é o nome da solução que vai trazer paz a quem mora em ruas movimentadas. O sistema  foi desenvolvido para detectar, identificar e multar veículos que passam com o som muito alto, buzinando em locais onde não é permitido ou com escapamentos barulhentos.

 

Já houve várias tentativas para se elaborar algo desse tipo, porém o grande desafio era isolar o veículo culpado entre tantos outros passando ao mesmo tempo em uma rua movimentada.

 

Para conseguir isso, o sistema utiliza vários microfones espaçados entre si, que operam em conjunto com câmeras de vídeo.

 

Quando sons acima do limite permitido para o local são detectados, o software consegue determinar o momento exato em que esse som atinge cada microfone (com precisão de nanosegundos).

 

Comparando esses tempos obtidos com a diferença de posicionamento entre os microfones, é possível determinar as coordenas X, Y e Z da origem desse som.

 

O algoritmo utilizado pelo sistema é extremamente preciso, pois permite identificar a  origem da poluição sonora com uma precisão de ± 6 mm!

 

Como o posicionamento das câmeras em relação aos microfones é conhecido, também é possível identificar visualmente o veículo infrator e assim lavrar a multa com a foto da placa do veículo.

 

Outra grande vantagem para as autoridades é que também é possível identificar e localizar a origem do som emitido pelo disparo de uma arma de fogo.

 

O sistema já está desenvolvido e o fabricante está procurando uma cidade que se ofereça como voluntária para testá-lo em um projeto piloto.

 

Nov/2015

Dez/2015

Quer saber quando novos artigos serão publicados?

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!

comments powered by Disqus

 

 

Copyright ©2014 Instituto CFTV - Todos os direitos reservados

Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total ou parcial deste site por qualquer meio e para qualquer fim, sem autorização prévia do autor.